Esta é a newsletter mensal do Rio Maior Sports Centre, relativa à
atividade de estágios e eventos ocorridos durante o mês de novembro.
1 – Estágios
Modalidades: 8
Atletas: 360
Países: 5
Principais estágios:
• No início de novembro recebemos a Seleção Nacional Feminina de Basquetebol do Brasil, uma das melhores do mundo. Esta Seleção preparou-se para disputar o apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
• Entre os dias 3 e 5 de novembro recebemos a Seleção Nacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas. Esta Seleção é uma das várias de desporto adaptado, que regularmente escolhem o Rio Maior Sports Centre para os seus estágios.
• Entre os dias 20 e 22, o Rio Maior Sports Centre foi a casa da Seleção Nacional Feminina de Andebol, em preparação para o Carpathian Trophy 2023, que se realizou na Roménia.
• Em novembro recebemos também um grupo de nadadores de águas abertas da Austrália. Estiveram em preparação para a prova da Taça do Mundo, que no início de dezembro decorreu na ilha da Madeira. Este grupo esteve em Rio Maior ao abrigo do reconhecimento que o Rio Maior Sports Centre tem, por parte do Instituto Australiano do Desporto.
• Entre os dias 12 e 22 de novembro, a Seleção Nacional Sub17 Masculina de Futebol escolheu o Rio Maior Sports Centre como base de treino e alojamento para disputar a 1ª Fase do Apuramento para o Campeonato da Europa de 2024. Um dos jogos deste torneio aconteceu no Estádio Municipal de Rio Maior, no dia 15 de novembro, em que Portugal defrontou os jovens da Albânia, tendo a equipa nacional vencido por 3 – 0.
2 – EventosNo primeiro fim de semana de novembro, nos dias 3 e 4 de novembro, a Escola de Ténis e Padel de Rio Maior assinalou o seu 6.º Aniversário com um Torneio de Padel. Durante dois dias participaram 64 jogadores neste Torneio. Para os dias 5 e 6 de janeiro, a Escola de Ténis e Padel já está a preparar um novo evento, designado Torneio de Reis, desta vez de carácter solidário, em colaboração com o Centro de Educação Especial O Ninho.
No domingo, dia 19 de novembro, o 1.º Trail Terras de Sal e Serra trouxe até Rio Maior mais de 450 amantes da modalidade, para uma manhã a percorrer os trilhos que ligaram o Estádio Municipal de Rio Maior à Serra dos Candeeiros, com passagens pelas Salinas. Este evento foi composto por duas provas competitivas, Trail Longo (28 kms) e Trail Curto (15 Kms) complementada ainda por uma caminhada que juntou cerca de uma centena de participantes.
No dia 25 de novembro realizou-se, na Piscina Olímpica, o Campeonato Nacional de Inverno de Natação Adaptada com a participação de 148 nadadores em representação de 35 clubes. Destaque, nesta prova, para o nadador Daniel Videira que obteve a marca de mínimos nos 100 costas (S6) para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Para esta prova, e este magnifico resultado, o atleta, e o treinador Carlos Mota, prepararam-se em Rio Maior durante três semanas.
3 – Sessões Técnicas Rio Maior Sports CentreEm novembro o Rio Maior Sports Centre deu início a um programa de Sessões Técnicas com o objetivo de contribuir para a excelência no desporto nacional, nas mais diversas áreas de intervenção.
A primeira sessão realizou-se a dia 13 de novembro e foi dedicada ao tema da Sustentabilidade em Piscinas, com uma visita ao Complexo de Piscinas e a sessão de partilha da parte da tarde no auditório Albino Maria, tendo como oradores, o Diretor do Centro de Alto Rendimento Desportivo de Sierra Nevada, em Espanha, Alfonso Bernard e o Diretor Técnico do Complexo de Piscinas de Rio Maior, Pedro Silva. A moderação esteve a cargo de Miguel Pacheco, Presidente do Conselho de Administração da Desmor. Esta primeira sessão contou com cerca de 35 participantes, entre diretores e técnicos responsáveis pela gestão de piscinas, representando 16 municípios e outras entidades.
A segunda sessão aconteceu já em dezembro, no dia 11, sendo dedicada ao tema da Manutenção de Relvados, tendo começado com uma visita aos campos de treino de futebol e ao Estádio Municipal, onde o Diretor de Instalações da Desmor, Vitor Alexandre, elucidou os presentes sobre a gestão e manutenção, não só dos relvados, mas também das infraestruturas próprias para a prática do futebol.
De tarde, no Auditório Albino Maria, o orador convidado foi João Marques, Diretor Geral da Mondo Portugal, especialista em relvados sintéticos, tendo contado com a apresentação do Diretor de Marketing da Desmor, Hugo Dinis, e a moderação de Miguel Pacheco, Presidente do Conselho de Administração da Desmor. Esta sessão contou com cerca de 15 participantes, entre diretores e técnicos responsáveis pela gestão de vários complexos desportivos, representando 7 municípios e outras entidades.