PT
EN

OS MELHORES DO MUNDO MARCHARAM EM RIO MAIOR

Realizou-se no sábado, dia 6 de maio de 2023, a 30.ª Edição do Grande Prémio Internacional de Rio Maior em Marcha, prova que integra o restrito grupo do World Race Walking Tour da World Athletics, na categoria máxima de Gold Level RW Event.
 
Esta voltou a ser uma competição de grande nível, que contou com a participação de alguns dos melhores atletas internacionais e nacionais, mas também de atletas jovens e veteranos nas provas de promoção. Estiveram inscritos representantes de vinte e uma nacionalidades, com destaque para a comitiva da China, que se apresentou com todos os seus melhores atletas masculinos de femininos.
 
Nas competições internacionais de 20 kms, os vencedores foram a chinesa Jiayu Yang e o equatoriano Brian Daniel Pintado. O pódio feminino ficou completo com mais duas atletas chinesas, Shijie Qieyang (vencedora em Rio Maior nos anos de 2016, 2018 e 2019 e medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres) e Liujing Yang. A peruana Kimberly Garcia, atual campeã do mundo e vencedora em Rio Maior em 2017 e 2022, terminou no quarto lugar.
 
Na competição masculina, o pódio fechou com o segundo lugar do brasileiro Caio Bonfim (vencedor em Rio Maior em 2014) e em terceiro, com o japonês Toshikazu Yamanishi, atual campeão do mundo e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
 
Os melhores portugueses foram Ana Cabecinha, a riomaiorense Inês Mendes em segundo, ficando em terceiro lugar a Carolina Costa. O melhor português foi o riomaiorense João Vieira (vencedor dos 20 kms em 1997 e 2013), seguido de Rui Coelho e Hélder Santos. Destaque ainda para a riomaiorense Vera Santos, que este ano participou na prova dos 5 Kms e cortou a meta em primeiro lugar. Recorde-se que a Vera Santos venceu o Grande Prémio Internacional de Rio Maior em Marcha, nos 20 Kms, nos anos de 2010 e 2014.
 
Esta foi uma organização muito especial, onde se assinalaram as trinta edições do Grande Prémio Internacional de Rio Maior em Marcha. Este marco foi assinalado com o descerrar de uma placa, colocada no jardim municipal juntamente com a já existente da 25ª edição. Neste dia de celebração foram homenageadas entidades e pessoas, que ao longo destes anos contribuíram para a afirmação e o sucesso nacional e internacional deste evento.
 
De destacar ainda que nesta ocasião memorável a organização editou uma publicação com a história destas trinta edições, desde a primeira edição, no ano de 1991, versão igualmente disponível em formato digital.
 
Esta foi uma organização conjunta do Município de Rio Maior, da Desmor e do Clube de Natação de Rio Maior, com o apoio da Federação Portuguesa de Atletismo, da Associação de Atletismo de Santarém, bem como do Comité Olímpico de Portugal e de várias entidades e empresas do concelho de Rio Maior.

Os resultados das competições podem ser encontrados no site oficial da prova:

 https://www.marchariomaior.org/



/ MEMBER
/ TRAINING CENTRE
/ CERTIFIED CENTRE
/ RESERVAS ONLINE
/
RESERVAS ONLINE
2040-227 RIO MAIOR
TEL. +351 243 999 700
Chamada para rede fixa nacional 

geral@desmor.pt
/NEWSLETTER
Receba todas as novidades por email
/REDES SOCIAIS