O Ministro do Desporto da República Democrática e Popular da Argélia, Mohammed Tahmi, esteve no dia 20 de junho, em Rio Maior, onde visitou e conheceu todo o Complexo Desportivo.
Pela manhã, o governante foi recebido nos Paços do Concelho, seguindo-se a visita à Escola Superior de Desporto e ao Complexo Desportivo, onde o administrador da Desmor, EM, SA, Carlos Coutinho, explicou com funciona e é gerido todo o Complexo.
Para a Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, esta visita tem “especial motivo de interesse para ambas as partes”. Manifestou a sua satisfação pela escolha de Rio Maior, “sendo natural a visita à aquela que é a reconhecida Cidade do Desporto, onde existem modernos equipamentos, e técnicos especializados, para apoio às equipas, onde funciona o Centro de Treinos das Seleções Nacionais de Futebol e o Centro Nacional de Preparação de Base para o Alto Rendimento da Natação.”
Para o Ministro da Argélia, Mohammed Tahmi, esta visita veio de encontro à sua vontade em contactar com as melhores práticas na gestão e manutenção de equipamentos desportivos. São bons exemplos a seguir para as apostas na área do desporto no seu país, e são excelentes locais onde os atletas da Argélia poderem vir a estagiar. Esta visita serve para que possa elaborar rapidamente um plano de ação eficaz para o seu país, em conjunto com Portugal.
Esta iniciativa surgiu a convite do Governo de Portugal para uma visita oficial ao nosso País, entre os dias 19 e 22 de junho. Decorre de uma colaboração que existe entre Portugal e Argélia em várias vertentes do desporto, como a gestão, a preparação de atletas e equipas, a formação de treinadores de alto rendimento e questões ligadas ao controlo anti-doping.
Em Rio Maior, a acompanhar a visita, estiveram também o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro e o Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, I, P, Augusto Baganha, que apresentou “Rio Maior como um centro desportivo de excelência, muito procurado por atletas, equipas e seleções nacionais e internacionais.”