PT
EN

O MUNDO DO TRIATLO EM RIO MAIOR

Decorreu em Rio Maior, entre os dias 1 e 9 de setembro, um estágio da Federação Internacional de Triatlo, designado  ITU Development U23 & Junior World Camp.

A cerimónia de abertura do estágio realizou-se no dia 2 de setembro, onde estiveram o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, a Presidente da Federação Internacional de Triatlo (International Triathlon Union – ITU), e membro do Comité Olímpico Internacional, Marisol Casado, o Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, a Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais e o Presidente da Federação de Triatlo de Portugal, Fernando Feijão.

O ITU World Training Camp é dirigido a atletas juniores, com idades entre os 16 e 19 anos, e ainda sub 23, qualificados para o Campeonato do Mundo de Londres que se vai realizar entre 11 e 15 de setembro. Os atletas foram indicados pelas suas federações nacionais, sendo posteriormente selecionados pela ITU. Simultaneamente decorreu também um estágio de formação de treinadores, nomeados pelas Federações, e que colaboraram com a equipa técnica responsável por este World Training Camp.

Tanto para os atletas como treinadores, este estágio foi orientado para Federações ditas “emergentes”, no sentido de proporcionar situações de preparação e enquadramento técnico a jovens talentos com potencial olímpico. Para além destas Federações esteve envolvida também a Federação Portuguesa, com os 6 juniores que vão competir em Londres e ainda 3 treinadores em formação.

Este estágio reuniu em Rio Maior 52 pessoas de 5 continentes, de 17 países, entre 30 atletas, 10 treinadores, 12 pessoas no staff de apoio (fisioterapia, media, mecânica de bicicletas, etc.), dirigentes e diretores da ITU.

O diretor técnico da Desmor EM, SA, Sérgio Santos, assumiu este ano a coordenação geral do World Training Camp. Para além destas 52 pessoas, estiveram em Rio Maior quase outros tantos triatletas a prepararem o Campeonato do Mundo. Entre os quais se destacaram 11 elementos da Seleção de Triatlo da Nova Zelândia, 12 triatletas da Confederação Brasileira de Triatlo, incluindo os do Projeto “Rio Maior 2016”, os triatletas do projeto Águias de Alpiarça, que são enquadrados pela equipa técnica da Desmor, e ainda um atleta da Coreia do Sul e outro do Chile.

O Secretário de Estado do Desporto e Juventude realçou “a importância do desenvolvimento de uma economia do desporto, com estas infra estruturas de excelência. Deve-se apostar na dimensão económica, criando valor e riqueza no nosso país, com mais estágios, mais eventos.”  Por fim, felicitou a Câmara Municipal de Rio Maior e a Desmor EM, SA, “por uma inteligente gestão, por terem percebido esta ideia de desenvolvimento.”

Isaura Morais declarou que “a estratégia de internacionalização que se tem seguido na Desmor, EM, SA, ao longo dos últimos anos, nunca esquecendo a parceria ativa com o desporto nacional, é hoje mais uma vez reconhecida com a realização de um estágio mundial, que reúne atletas e treinadores dos 5 continentes, e de 17 países diferentes.”

Marisol Casado, sendo de nacionalidade espanhola, declarou ser “uma honra, não só para Portugal, mas para a Península Ibérica, este estágio internacional de triatlo realizar-se em Rio Maior.” 

/ MEMBER
/ TRAINING CENTRE
/ CERTIFIED CENTRE
/ RESERVAS ONLINE
/
RESERVAS ONLINE
2040-227 RIO MAIOR
/NEWSLETTER
Receba todas as novidades por email
/REDES SOCIAIS