Foi apresentado no passado dia 24 de janeiro, no Centro de Estágios e Formação Desportiva de Rio Maior a "Vision Pro Team", uma Academia de Talentos futebolistas, entre os 16 e os 18 anos de idade, que concilia a preparação desportiva e a formação académica. Este é um projeto da responsabilidade da Vision Pro Sports Institute Holdings Limited (VSI), empresa desportiva sediada em Inglaterra. A Academia da VSI visa preparar a carreira profissional de jovens futebolistas, aproveitando as excelentes condições proporcionadas pelo Complexo Desportivo de Rio Maior e pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM).
Esta é uma parceria inovadora que vai reforçar a ligação do Centro de Estágios e Formação Desportiva de Rio Maior ao futebol de alto rendimento e aos aspetos formativos da modalidade. Um grupo de 20 jogadores oriundos de Inglaterra, Espanha e Hungria, e equipa técnica, vai conciliar a estadia no Centro de Estágios, os treinos no Complexo Desportivo e os estudos na ESDRM. O projeto configura, ainda, a filiação na Associação de Futebol de Santarém, do VSI Rio Maior Futebol Clube, que servirá no futuro, para desenvolver e potenciar os atletas, inserindo-os num ambiente competitivo.
“Num momento em que Portugal passa por uma crise que nos obriga a medidas excecionais de contenção e captação do interesse estrangeiro pela capacidade de fazer a diferença, é com satisfação que apresentamos esta parceria com a VSI, que decidiu deslocalizar um dos seus projetos formativos para Rio Maior, reforçando o esforço de internacionalização do Complexo Desportivo e a captação de investimento estrangeiro. Esta iniciativa corresponde a uma procura de novos mercados e novos desafios, com um único pensamento, criar condições de excelência em Rio Maior para apoiar o Desporto Nacional, dando-lhe cada vez melhores condições, suportando os nossos custos nos projetos internacionais e assim responder cada vez mais aos atletas e instituições nacionais.”, declarou Carlos Coutinho, administrador da Desmor EEM.
Para Simon Crane, que desempenha funções de CEO na VSI, "se tivessem o poder de conceber o local perfeito, esse local seria Rio Maior. Os nossos atletas / estudantes já comentaram o quão impressionante são as instalações desportivas deste Complexo, assim como a fantástica atitude de todo o staff e população da cidade, assim como das possibilidades educativas. Estamos muito impressionados com toda a envolvência e esperamos uma longa e profícua relação com a cidade e as suas gentes.”
Para a Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, “Portugal em geral, e Rio Maior em particular, demonstram uma capacidade de atração de investimento estrangeiro numa área tão competitiva como o desporto profissional. Consideramos este projeto uma grande vitória para o Concelho, mas não ignoramos que é, igualmente, uma vitória para o país.” Isaura Morais agradeceu aos promotores desta academia, o facto de terem escolhido Rio Maior e, “sobretudo, terem confiado na nossa capacidade para ajudar na integração destes jovens e, ao mesmo tempo, dotá-los de novas ferramentas técnicas para que alcancem o maior sucesso no seu percurso pessoal.”
Na apresentação esteve um dos mentores desta academia, o antigo jogador profissional e internacional inglês, Ian Wright. Trata-se de uma personalidade que tem dedicado muito do seu tempo e energia a este projeto e que ainda recentemente esteve presente na apresentação da VSI Academy nos Estados Unidos, numa parceria entre a VSI e a United Soccer Leages (USL) liderada pelo empresário de futebol luso-americano, Francisco Marcos, que também nos honrou com a sua presença. Francisco Marcos irá desempenhar funções de diretor da VSI em Portugal, assim como de presidente do clube VSI Rio Maior FC. Aquela antiga estrela do futebol inglês e internacional é apenas um dos vários investidores deste projeto, que conta, igualmente, com nomes como Shauwn-Right-Philips e Mark Hughes entre outros jogadores e ex-jogadores profissionais e treinadores da Liga Inglesa de Futebol.
Ian Wright ficou surpreendido com as instalações do Complexo Desportivo, declarando que “pretendem proporcionar condições de excelência aos jogadores e que em Rio Maior vieram encontrá-las. São instalações de top para qualquer equipa profissional de futebol. Não podíamos pedir mais.”